top of page

Você conhece a Minhocuçu?


Minhocuçu é uma minhoca gigante, cientificamente chamada de oligoqueto. Pertencente, por exemplo, à espécie Rhinodrilus alatus ou ao gênero Glossoscolex. Esse animal pode chegar a mais de 60 cm de comprimento e diâmetro de até 1,5 cm.

Apesar do tamanho, o minhocuçu costuma ficar bem próximo da superfície, logo abaixo das raízes das gramas e capins. É importante para o solo porque produz grande volume de húmus. Sua cor geralmente é preta, mas às vezes pode ficar um pouco vermelha.

Muitas pessoas confundem com cobras e serpentes, e acabam atropelando propositalmente, mas ao contrário do que aparenta, é um animal inofensivo, que não enxerga e se locomove de acordo com o clima, além de viver em locais de terra fértil.

Infelizmente esse animal encontra-se em extinção, mas para preservarmos a espécie, contamos com a colaboração de todos. Ao se deparar com um minhocuçu na estrada, tente desviar, ou se possível retire da via e solte-o no mato. Contribua sempre com o meio ambiente, viva em harmonia com a natureza.

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page