O Clima no Comportamento dos Peixes

September 19, 2016

 

 

O clima interfere na vida dos peixes, da mesma maneira que na vida dos humanos e outros animais. Todo pescador já deve ter observado que os peixes ficam menos ativos com as baixas temperaturas, e vice verse. Mas o que acontece?

 

No inverno, os peixes reduzem as atividades corpóreas, entre elas, a alimentação. Com a queda na temperatura, eles tendem a nadar menos e algumas espécies param totalmente de comer. Então independente da isca, pescar no inverno é realmente um desafio, mas não impossível para quem é um verdadeiro pescador.

Segundo pesquisas realizadas pelo Osmar Cantelmo, do Cepta (Centro de Pesquisas de Peixes Tropicais), praticamente todas as espécies de peixes têm uma característica biológica que resulta na diminuição das atividades nos rios e represas durante o frio. Segundos Osmar, os peixes são “pecilotérmicos”, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com as variações da temperatura da água - esfriou a água, o corpo dos peixes esfria junto; se esquentar, esquenta junto. A única opção de “controle” da temperatura para o peixe é subir ou descer na coluna de água do rio (na superfície, a água é mais quente por causa do sol direto; no fundo do rio, a água é mais fria; e assim, o peixe encontra uma altura que lhe seja mais confortável.

 

PRIMAVERA/VERÃO CHEGANDO

 

Com a chegada das estações mais quentes, surge o “conforto térmico”. Assim como em nós humanos, onde a temperatura é em torno de 36,5 graus; acima disso é febre e abaixo é calafrio e tremedeira. Já entre os peixes, nos pacus, por exemplo, a temperatura ideal para o conforto térmico é em torno de 26 graus centígrados; nos tambaquis, entre 27 e 29 graus; o dourado, 25 graus e assim por diante.

Mas está chegando a hora de comemorar, o verão promete ser tipicamente brasileiro, com dias de sol forte e temperaturas elevadas, no momento em que você lê esse texto nossos peixes já começam a ficar mais ativo, trazendo alegria para os pescadores e muito mais vida em nossas águas.

 

Venham nos visitar!

 

Fontes: Pesca sem fronteiras e CEPTA.

Share on Facebook
Please reload

Destaques

Reprodução do Black Bass & a Pescaria

17/08/2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivos